16 April, 2009

T FOR TRUE


depois de "saudades do tempo em que se dizia texto" (teatro taborda/2003), "ACTOR" (centro cultural de belém/2004), "vou a tua casa — trilogia" (vários espaços públicos e privados, 2003/2006) e "a oportunidade do espectador" (torres vedras/lisboa/vila do Conde, 2007/2008), decido avançar com uma possível conclusão de uma linha de pesquisa teatral que encontra a sua máxima expressão no conceito abrangente de "espectáculo-tese". partindo do pressuposto de teatro como lugar de pensamento e de reflexão interdisciplinares, o que proponho com o projecto "espectáculo de teatro" é a consolidação/comprovação da "tese" de que, perante uma ideia de depuração e de clarificação analíticas do processo de construção do objecto teatral, acaba por ser insuperável a obtenção de uma dramaturgia que privilegia a própria mecânica do espectáculo tido como acontecimento social/político (numa visão exterior), ou como acontecimento técnico/tecnológico (numa visão interior). não se trata aqui, contudo, de fazer uma tese "em teatro" sobre a própria ideia de meta-teatralidade; o percurso traçado nos últimos 5 anos deu por finalizada essa reflexão. tratar-se-á, sim, de ultrapassar a mera fase da negação da tradição (presente em "saudades do tempo..."), mas também a da mera aceitação da tradição (presente em "ACTOR"). o tempo e o espaço, agora, são os da apologia (ontológica, jamais antológica) dessa mesma tradição. a acção basilar é a da gratidão: não nego, nem aceito; agradeço. e proponho-me a cumprir com todos os elementos que perfazem uma qualquer ideia comum de uma qualquer tradição teatral, no que isso implica de fidelização total e hierárquica aos desígnios de um texto dramático, seu autor e respectiva história. é por isso que o projecto (site + espectáculo + documentário) se chama "espectáculo de teatro". o espectáculo, esse, chama-se "a voz humana".

Rogerio Nuno Costa
Espectáculo de Teatro

1 comment:

UniversitYliopisto said...

YEAAAAAHHHH!

great, great work!

;)

T for 'Tur!!!